RESENHA : A arte de amar


Escrito em 1956, pelo psicanalista alemão, filósofo e sociólogo Erich Fromm, A arte de Amar (The Art of Loving) aborda um dos temas que sempre despertou interesse nas pessoas, o amor.
Ah... o amor ...
O livro não é um guia, como muitos podem imaginar pelo nome, o amor uma arte, e é importante conhecer sua teoria e o mais importante : praticá-la !

Podemos ver que  o amor precisa ser trabalhado, exigindo prática e concentração, além de maturidade, desenvolvimento de personalidade, capacidade de amar ao próximo, humildade, coragem, fé e disciplina. Diferente do que se acredita o amor não é obra do acaso, sorte ou uma simples sensação agradável.

“O amor é a única resposta sadia e satisfatória para o problema da existência humana”, Existem diferentes tipos de amor, como o amor romântico, o amor fraternal, amor de pais, amor erótico, amor próprio e amor de Deus, e todos eles ajudam de alguma forma o ser humano a lidar com a separação e solidão.

“Sem amor, a humanidade não poderia existir um dia, o  homem precisa se conectar com outras pessoas e este fracasso pode significar a loucura e destruição de si mesmo e dos outros.

“No amor, ocorre o paradoxo de que dois seres sejam um, e, contudo, permaneçam dois.”
Eu achei esse livro sensacional, é claro objetivo e nos faz compreender de fato o que vem a ser o amor. Que muitas vezes achamos ser outra coisa. Ser aquela coisa que se molda a um tipo de situação, ou pessoa – o que não é.
Para se amar, é preciso entender, e esse entender abrange muito mais do que um simples : eu te amo.



4 comentários:

  1. Puxa vida com certeza deve ser um livro fantaástico. O maor move a vida. saudadessssssss Beijos pra vc e a Alicinha, passa no Poesia do bem

    ResponderExcluir
  2. Adoreeei a resenha!!!! Com certeza, com essas palavras dá uma vontade enorme de ler o livro!!!!Belíssimas palavras sobre o amor...
    Super beeeeijoooo

    http://fernandaconversandosobretudo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu recomendo demais esse livro, vale muito a pena.
      Conhecer como o amor é de verdade.. Beijos !

      Excluir