Molusco em crianças, mas o que é isso ?

Oi gente, então o post de hoje é super informativo para todas as mamães !
Alice foi diagnosticada com móluscos.
Móluscos são pequenas bolhas que nascem na pele , e é bem comum em crianças.
Eu já havia percebido algumas na Alice, mas não pensei que fosse algo que fosse necessário de tratamento, essas coisas.
Fui no dermatologista, ele falou que não tem com o que se preocupar, mas que claro eu deveria cuidar o mais rápido possivel.
Andei pesquisando na internet sobre o assunto pra vir aqui no blog e trazer informações para vocês.
Já estou usando o remédio, que é feito em farmácia manipulada.
O dermatologista falou que em 30 dias vai desaparecer tudo. E que eu voltasse lá.




O que é e como se pega?
Molusco contagioso é uma doença viral da pele causada por um poxvírus, o maior vírus já encontrado, que mede cerca de 300 nm. É mais comum em crianças do que em adultos, mas também pode acometer adultos nas áreas de pele mais fina. É muito comum o seu aparecimento em crianças que tenham algum tipo de alergia. 
Alguns estudos mostram que a transmissão pode ocorrer não só através da forma direta (contato direto com as lesões), mas também através da forma indireta, através de toalhas, roupas e flanelas. Além disso, vários especialistas defendem que águas de piscina funcionam como um ambiente ou veículo propício para a transmissão da doença.

Como são as lesões de pele do molusco contagioso?

As lesões são pápulas (carocinhos) globosas, umbilicadas, brilhantes, da cor da pele e de tamanhos variados. 
As lesões em geral não causam nenhum sintoma, mas se inflamadas ou irritadas podem causar coceira ou ardência. Em alguns pacientes o molusco contagioso se dissemina rapidamente, atingindo centenas de lesões. Em pessoas saudáveis, o molusco contagioso não é grave, é uma doença benigna, mas que deve ser tratada.
 Como é feito o diagnóstico do molusco contagioso?
Como as lesões do molusco contagioso são bem características, o diagnostico é clínico, ou seja, o médico consegue fazer o diagnóstico apenas olhando as lesões do paciente. Nos casos de dúvida, é feita uma biópsia das lesões.
 Como é o tratamento do molusco contagioso?
O tratamento varia conforme a idade do doente, do número de lesões, localização das lesões e presença ou não de sinais inflamatórios. O método mais usado é a curetagem, que consiste em arrancar as lesões e depois cauterizá-las com a aplicação de tintura de iodo. Outras alternativas são a crioterapia (aplicação de nitrogênio líquido nas lesões), aplicação de ácido tricloroacético ou hidróxido de potássio nas lesões até o seu desaparecimento ou uso prolongado de uma pomada com lisozima, uma substância antiinflamátoria, que provoca uma reação imunológica na pele que estimula a cura das lesões.

Por: Dra. Maria Eduarda B. F. Arger 

6 comentários:

  1. Oiii amiga, ótimo post
    adorei!
    A Dri já teve quando bem pequena até os 2 anos e pouco, mas graças a Deus
    sumiram!

    Boa sorte para vocês..
    Bjos enormes

    http://amaedadrii.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oh dózinha de Alice!!!tomara que melhore rapidinho!!
    Bjos

    ResponderExcluir
  3. Meu filho teve, tentamos a curetagem mas ele fez um escandalo! Aí desistimos. Tratei com óleos essencias mas também acabou não adiantando muito. Você sabe se esse remédio que a médica te passou é manipulado por ela ou se encontra em qualquer farmácia de manipulação? To desesperada por que não queremos de jeito nenhum tentar a curetagem de novo e o médico disse que se não saísse provavelmente teria que sedar e tirar com cirurgia (Deus me livre!). Bjs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quantos anos tem o seu bebê ?
      Bom esse remédio é receitado pela médica e feito em uma fármacia por meio de manipulação.
      É um tipo de ácido que queima. Só consigo colocar na Alice quando ela está dormindo e é tão forte que ela fica reclamando... mais é o jeito.
      Eu acredito que você tenha que pedir ao pediatra pra ele receitar. Eles queimam e com o tempo do tratamento caem... Deus me livre de cirurgia tbm =/ Espero ter ajudado.

      Excluir