Minha opinião sobre o uso da chupeta

Há quem seja fã, há quem deteste. O fato é que mulheres usam chupetas e bicos há séculos para acalmar bebês. A polêmica em torno do assunto é enorme, até entre profissionais de saúde, e por isso os pais acabam recebendo conselhos contraditórios.( Baby Center )


Já ouvi várias mamães ou até quem não é seja falando sobre o uso da chupeta.
E neste post eu vim contar a minha experiência em relação a esse assunto, já que minha rainha usa.
Quero deixar claro que é minha opinião, e claro que quero saber também a de vocês.
Eu nunca havia pensado em não dar a chupeta pra Alice, tanto que logo quando estava montando o enxoval dela eu comprei duas de dois formatos diferentes.
Cheguei a levar pra maternidade, mas para a minha surpresa ela não pegou de jeito nenhum.
Eu achei ótimo. Pensei puxa vida ! A Alice não quis chupeta, que maravilha.
Eu pensei assim até perceber que ela só dormia com o bico do meu seio na boca.
Ela mamava, dormia e quando eu tirava o peito logo ela acordava irritada.
E assim foram nos primeiros meses. Eu acabava cedendo e várias vezes nós duas dormíamos de lado  pra poder eu não tirar o peito da boca dela.( quem é mãe aqui sabe como é essa posição kkk )
Bom quando foi se aproximando a época de voltar a trabalhar eu quase fico louca, porque ficava pensando como ia ser. Já que ela estava muito acostumada.
Comecei um processo de acostumar ela com a chupeta. Muita gente pode achar estranho, já que a maioria não quer dar chupeta ao filho(a) de jeito nenhum.
E toda vez na hora de fazer ela dormir, era aquela luta, e eu lá insistentemente colocava a chupeta de volta na boca dela várias vezes.
Depois de quase uma semana nessa luta. Ela pegou a chupeta.
Hoje ela usa mais não é o tempo todo. Quando estou com ela só dou na hora que ela vai dormir.
Ela dorme e acaba colocando pra fora, daí eu guardo.
Já ouvi pessoas dizerem que prejudica a dentição, que prejudica a fala da criança. Bom quanto a dentição eu concordo, por isso que a Alice usa de maneira ponderada, já que também eu não estou com aquele "pique" pra fazer ela acostumar a  dormir sem a chupeta. Agora quanto a  fala, eu duvido muito. Alice está com 1 ano e 1 mês e já fala muita coisa, enquanto tem muitos bebês que não usam chupeta e ainda não falam.
Eu acho que isso não tem a ver com o uso de chupeta , mais sim com o desenvolvimento de cada criança.
E os babys de vocês usam a chupeta ? Conte sua experiência aqui nos comentários.
Beijinhos meu e da Alice !

12 comentários:

  1. amiga, eu acho a cara da lindeza criança com chupeta na boca. rs #loucadesvairada #desequilibrada #muitoleiganoassunto

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Oii, o Arthur chupa bico desde que nasceu, eu nunca pensei na hipótese de nao dar o bico pra ele kkk. Ele me ajuda bastante, apesar da dentição. E em relação a fala tbm concordo com vc, pq o Arthur nao fala taaanto assim, ta bem devagar mas ta evoluindo, e a Alice ja fala bastante,. Acho q isso vai de cada criança, cada criança tem um desenvolvimento.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim claro. Cada criança tem o seu próprio desenvolvimento e tempo.
      Beijo!

      Excluir
  3. Oiee amore,o Bryan só pega a chupeta pra dormir...senão ele também faz meu seio de chupeta...mas no geral,se ele ta acordado,alimentado e trocado,não pega de jeito nenhum...
    Eu acho que não tem nada a ver essas historias de que prejudica e talz...eu usei chupeta ate grande e nunca tive problema nenhum!
    Espero que o Bryan vire amiguinho da chupeta kk acalmar ele não é nada facil!
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente as chupetas são nossas grandes aliadas quando o assunto é acalmar o bebê =)
      beijo em vcs!

      Excluir
  4. O Davi também não pegou chupeta e ele só dorme com o meu peito na boca, e agora que ele vai fazer 1 ano, eu vou ter que arrumar um emprego, só não sei como vou desacostumar ele assim, sei que vai ser uma tarefa nada fácil. E nem sei por onde começar!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amiga não vai ser fácil viu? Eu falo por mim. A Alice só dormia com o meu seio na boca, era muito ruim pra mim.
      Graças a chupeta e a minha insistência ela deixou essa mania.

      Excluir
  5. Olá...então minha bebe tem 6 meses e não usa nem nunca usou chupeta..eu até que quis no início que ela pegasse apesar de não achar muito bonito..porque li e vi muitos vídeos que realmente acalmava o bebe...Mas minha Julia nunca foi chorona...ela mamava, dormia e soltava o bico do peito quando estava saciada então percebi que ela não precisava de chupeta...Hoje quando ela quer dormir, ponho ela na rede (Rede é tudo...ela dormiu até os 4 meses) e pronto, dou uns balanços e ela dorme! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bacanaaaaaa !
      Eu com o tempo vou querer que a Alice deixe de usa sabe.. não acho bacana uma criança grande com chupeta.
      Que sorte a sua =)

      Excluir
  6. Meu Gabriel saiu da maternidade de chupeta, o que foi a maior polêmica na família do meu marido - diferentemente do que aconteceu com a minha, onde todas as crianças (inclusive, eu) chuparam chupeta.
    Mas desde pequenininho (hoje ele está com 1 ano e 10 meses) o meu filho usa de forma ponderada - só para dormir, também. E assim como a Alice, quando pega no sono, dispensa a chupeta.
    Concordo com você tanto com relação à fala e à dentição.
    Acredito que aos pouquinhos ele vai largando. Até porque, tenho percebido que nas últimas semanas ele tem, muitas vezes, dormido sem a chupeta.

    Deus abençoe!
    Bjs!!!
    Karin Filgueira
    BLOG: - Meu Doce Lar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso mesmo, eu acho que tudo pode ser usado de forma ponderada e isso é o nosso dever controlar.
      Acho que a Alice só chupa pelo costume mesmo...
      Creio que logo ela deixará de usar =)

      Excluir